A Prefeitura Municipal de Chã Preta, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no período de 2 a 9 de setembro a Avaliação de Fluência em Leitura.
O novo programa de alfabetização busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da Língua Portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública.
Objetivo da avaliação é conferir o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da língua portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
O prefeito, Maurício Holanda, tem participado das ações que a semed vem realizando e fica muito feliz em ver o incentivo ao hábito da leitura. “É satisfatório ver essas crianças participando desse momento que é a aprendizagem da leitura. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar e adquirir novos conhecimentos” destacou.
Segundo a secretária de educação, Elielma Santos, a avaliação de fluência ajuda o professor a ter maior compreensão do que seus alunos já são capazes de decifrar, levando-os a ler com mais desenvoltura e assim auxilia o professor na identificação e compreensão de suas dificuldades.
A partir dos resultados, será possível o planejamento de ações e estratégias que contribuam para o melhor desempenho dos estudantes ao longo do processo de escolarização.